Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
17.06.2015 HOMENAGEM

Comenda João Cândido 2014 é entregue ao CEFET/RJ

Instituição não pode comparecer à cerimônia realizada em novembro passado
files/img.ptg.2.1.01.8074.jpg
Nara de Santana (primeira à esquerda) recebe a Comenda das mãos da coordenadora da Ceppir Sílvia Maria Godoy da Silva.
files/img.ptg.2.1.02.8074.jpg
Mesa de abertura do evento.
files/img.ptg.2.1.03.8074.jpg
Equipe da Ceppir e da Participação Cidadã do GHC.

Foi entregue nesta quarta-feira, 17 de junho, a Comenda João Cândido 2014, promovida pela Participação Cidadã por meio da Comissão Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Grupo Hospitalar Conceição (Ceppir/GHC), para o Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). Na cerimônia realizada em novembro de 2014, por ocasião da Semana da Consciência Negra, onde outras pessoas e entidades foram homenageadas, representantes do CEFET/RJ não puderam comparecer por incompatibilidade de datas.

Nara de Santana, coordenadora do Programa na época, foi quem recebeu a honraria e explicou o significado dessa homenagem. “Quer dizer muita coisa. Pela questão profissional, de como nosso trabalho pode contribuir para a sociedade brasileira, e pela satisfação pessoal”, contou.

O Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Racias, que foi indicado para receber a comenda pelo professor Carlos Henrique Martins e que atualmente é coordenado por Maria Renilda Barreto, tem como desafio a mudança de cognição social sobre abordagens discursivas e institucionais que serviram de base para o silenciamento e a naturalização de práticas preconceituosas e discriminatórias construídas histórica e socialmente.

A Ceppir/GHC concede a Comenda a pessoas e entidades que desenvolvem atividades que contribuem por melhores condições de vida da população negra.

Também estiveram presentes no evento a assessora da diretoria Carmem Silveira Oliveira, a representante da Escola GHC Marta Fert e o coordenador da Participação Cidadã, Elpídio de Souza.

Os demais homenageados com a Comenda João Cândido em 2014 foram os seguintes:

Cultura - Cleomar Soares da Rosa.
- Diretor de Carnaval,
- Militante do Rui Barbosa, Grupo Recreativo 1° de Maio – Sociedade Negra,
- Idealizador da Ala da Saúde do GHC,
- Presidente da Sociedade Beneficente e Cultural Bambas da Orgia.

In Memoriam - Sérgio Moreira Espinosa.
- Médico especializado em Obstetrícia de Alto Risco e em Medicina Fetal, serviços dos quais foi fundador e coordenador no Hospital Conceição,
- Membro atuante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Grupo Hospitalar Conceição,
- Atuou com bravura frente às categorias médicas e de enfermagem na defesa da oferta do exame eletroforese de hemoglobina para todas as gestantes e doadores de sangue atendidos no Grupo Hospitalar Conceição.

Movimentos Sociais - Taís Feliz Vieira.
- Pertence ao Movimento Negro do município de Nova Santa Rita,
- E ativista no Estado do Rio Grande do Sul pelo Movimento Negro na luta contra o racismo e violência contra a mulher negra.

Órgãos Governamentais - Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Promove e articula ações na perspectiva da diversidade sociocultural e étnico-racial,
- Incentiva a construção de metodologias participativas e de tecnologias sociais dentro de uma moderna agenda do conhecimento conectada à “mais antiga das intenções – a superação da pobreza”.

Créditos: Débora Escobar e Giovanni Andrade