Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
10.08.2015 ENFERMAGEM

GHC participa do evento de Lançamento da Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil

A pesquisa foi realizada em todo o Estado, ouvindo auxiliares, técnicos e enfermeiros, com abrangência de mais de 112 mil profissionais
files/img.ptg.2.1.01.8199.jpg
Profissionais do GHC no evento.

O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e, segundo os pesquisadores, é o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já realizado na América Latina, abrangendo um universo de mais de 1,8 milhão de profissionais. O evento, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul, ocorreu no dia 5 de agosto e deu enfoque aos resultados do Estado, comparando-os com os dados do perfil nacional. A pesquisa foi realizada em todo o Estado, ouvindo auxiliares, técnicos e enfermeiros, com abrangência de mais de 112 mil profissionais.

Entre outros dados relacionados à formação, condições de trabalho e valorização dos profissionais da categoria, os resultados apontam que a enfermagem hoje no Rio Grande do Sul é composta por um quadro de 81,8% de técnicos e auxiliares e 18,2% de enfermeiros, dentre eles a maioria 52,1% egressa de instituições de ensino privadas. No caso dos profissionais técnicos de enfermagem, esse percentual é de 80%. Destaca-se também que menos de 20% dos profissionais de enfermagem do Rio Grande do Sul são pretos ou pardos, enquanto esse percentual é cerca de 50% no país, o que pode apontar para as diferenças demográficas, mas também para diferenças importantes no acesso à formação nessa área. Quando abordada a questão de discriminação, cerca de 25% dos respondentes apontam que já sofreram discriminação racial no exercício do trabalho.

A Escola GHC acredita que esse resultado confirma a necessidade de cursos técnicos em enfermagem no ensino público, como o ofertado pelo GHC, com acesso universal e por sistema de cotas, ampliando as possibilidades de modificação desse perfil. Além disso, remete à necessidade constante de discutir o tema da igualdade de racial, bem como a igualdade de gênero nesse ambiente que também é composto por uma maioria de mulheres. Com a parceria das Comissões de Promoção da Igualdade Racial e Promoção da Igualdade de Gênero e o setor de Participação Cidadã, a Escola GHC realiza esse debate no cotidiano das formações por ela promovidas.

A equipe do curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC participou do evento e espera poder utilizar os dados para refletir e propor formações mais adequadas às necessidades. Estiveram presentes os enfermeiros docentes da Escola GHC Adelaide Konzen, Desirée Carvalho, Marisa Maggi, Maximiliano Storch e Rita Nascimento, além das responsáveis técnicas pelos Serviços de Enfermagem do Hospital Fêmina, do Hospital Conceição, da UPA Moacyr Scliar e do Hospital Cristo Redentor, Gabriela Guzzo, Vanessa Catalan, Lisiani Zanini e Isabel Michel.

Créditos: Desirée Carvalho, com edição da ASCOM/GHC