O projeto de pesquisa “Avaliação da efetividade de Grupos de Gestão Autônoma do Medicamento para a promoção do autocuidado, automonitoramento e adesão terapêutica das pessoas com hipertensão arterial e diabetes mellitus”, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (Cepaps) da Gerência de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) para receber financiamento. A proposta foi inscrita no Edital nº1, de 28 de maio de 2015, e concorreu com 662 propostas enviadas, das quais 45 foram selecionadas.
O MS, por intermédio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), convocou o Chamamento Público com objetivo de fomentar projetos de pesquisa científica e tecnológica e a inovação nas linhas/perguntas de pesquisa, com vistas ao fortalecimento do SUS e à melhoria das condições de saúde da população brasileira. Os projetos de pesquisa apresentados não poderiam ter valores inferiores a cem mil reais e superiores a um milhão e quinhentos mil.
O projeto do GHC foi criado a partir da linha/pergunta de pesquisa “Quais as intervenções mais efetivas e custo efetivas na promoção do autocuidado, automonitoramento e adesão terapêutica de pacientes com doenças crônicas?” e deve ter duração de dois anos. A pesquisa visa avaliar a efetividade de Grupos para Gestão Autônoma do Medicamento em usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) diagnosticados com hipertensão arterial e/ou diabetes, para o empoderamento na promoção do autocuidado. Será desenvolvida em parceria entre quatro instituições: o Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição, a Universidade de Brasília (UNB), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e o Centro Universitário Univates de Lajeado.
A coordenadora do projeto, Luciane Kopittke, chama a atenção para o reconhecimento do GHC como centro de pesquisa, não apenas como instituição hospitalar. “A maioria dos concorrentes era universidades”, mencionou. O coordenador da Gerência de Ensino e Pesquisa do GHC, Sérgio Sirena, ressalta a gratificação de o hospital ser um dos poucos selecionados para o financiamento. “É o principal movimento de fomento à pesquisa do ano, e nós fomos selecionados”, disse Sirena.
Um projeto piloto está sendo desenvolvido pelas residentes Aguida Schultz e Marluce Holdefer, também autoras do projeto, na Unidade de Saúde Costa e Silva, que pertence ao GHC, como trabalho de conclusão.
Autores do projeto
GHC
Luciane Kopittke
Airton Tetelbom Stein
Margarita Silva Diercks
Claunara Schilling Mendonça
Lena Azeredo de Lima
Manoela Coelho Alves
Fernanda Miranda Seixas Einloft
Aguida Luana Veriato Schultz
Marluce Suzana Holdefer
Univates
Luís César de Castro
Carla Kauffmann
UNB
Rafael Mota Pinheiro
UCFSPA
Carine Raquel Blatt
Créditos: Débora Escobar