Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
29.09.2015 CAPACITAÇÃO

Inicia Curso para Gestores dos Serviços de Higienização Hospitalar

Importância da atividade de higienizador e ética nas relações de trabalho foram destaques na abertura
files/img.ptg.2.1.01.8348.jpg
Diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello: bom funcionamento do hospital depende de todos.

Com o objetivo de promover espaço educativo e reflexivo sobre as práticas e rotinas de gestão da higienização, começou nesta terça-feira, 29 de setembro, o Curso para Gestores dos Serviços de Higienização Hospitalar do Grupo Hospitalar Conceição. Realizada pela Gerência de Recursos Humanos, por meio da Gestão do Trabalho, Educação e Desenvolvimento, a atividade é dirigida a 30 gestores e referências técnicas das equipes de higienização hospitalar do GHC.

Presente na abertura, o diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, destacou a importância do trabalho dos higienizadores. “Esses trabalhadores são tão importantes num hospital como médicos, enfermeiros e demais profissionais, pois para uma máquina funcionar bem, todos têm que funcionar bem”, comparou ele. Em relação aos gestores dos serviços de higienização, o dirigente lembrou que eles não somente devem ter conhecimento das regras e técnicas da área, como também observar e gerenciar aspectos como segurança, zelo pelo patrimônio, uso de insumos, melhora do cuidado e outros. Para Barichello, outra importante tarefa dos gestores é saber ouvir e avaliar os trabalhadores.

O gerente de Recursos Humanos do GHC, Diogo Santos, disse que o curso inaugura um novo período nas relações de trabalho. “Vocês vão fazer a mudança”, comentou ele, dirigindo-se aos participantes. “Buscamos a humanização das relações de trabalho e tratar as pessoas de forma adequada, e vocês são importantes nesse processo de construção”, acrescentou. Santos contou que foram melhorados vestiários e EPIs, contemplando os mais 600 higienizadores contratados.

Durante o curso, que tem carga horária de 20 horas, os participantes terão noções de liderança, trabalho em equipe, gestão colegiada, ética nas relações de trabalho, assédio moral no trabalho, gerenciamento de serviços de higienização hospitalar, controle de infecção em ambientes hospitalares, relação de gênero, raça e direitos humanos no trabalho em saúde. As aulas ocorrem às terças-feiras, das 8h às 12h, na Sala de Conferências e no Laboratório de Informática do Centro Administrativo GHC.

Créditos: Andréa Araujo.