Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
11.11.2015 FISIOTERAPIA UROGINECOLÓGICA

Projeto Mulher de A a Z é destaque no Hospital Fêmina

Iniciativa já atendeu mais de 465 usuárias entre 2012 e 2014 e foi renovada para o ano de 2016
files/img.ptg.2.1.01.8467.jpg
Apresentação do projeto no Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica.

O Projeto Mulher de A a Z que teve início no ano de 2012, é aplicado no Hospital Fêmina pela professora Patrícia Rosa e alunos dos cursos de Fisioterapia e de Medicina e extensionistas da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O programa contempla a saúde da mulher e busca conscientizá-las por meio de dicas sobre prevenção e tratamento de doenças ligadas a fisioterapia uroginecológica, que trabalha com a prevenção e reabilitação de disfunções relacionadas à incontinência urinária, por exemplo. Além disso, o Mulher de A a Z realiza atividades à beira do leito com mulheres gestantes e demais usuárias do serviço. “O objetivo é esclarecer as dúvidas das usuárias, das mais comuns às mais complexas”, explica a idealizadora do projeto, Patrícia Rosa.

A iniciativa é desenvolvida por meio de uma parceria entre o Hospital Fêmina e UFCSPA, onde os alunos têm a possibilidade de desenvolver atividades práticas da disciplina de Saúde da Mulher I e II nas estruturas do Grupo Hospitalar Conceição. O projeto já atendeu mais de 465 usuárias entre 2012 e 2014. Para Patrícia, isso é um ganho para a saúde da mulher. “Esse resultado demonstra o sucesso do referido trabalho e nos compromete a mantermos nossas ações no ano de 2016”, declarou.

Em maio último, o programa foi apresentado no 3° Congresso Internacional de Fisioterapia Pélvica, realizado em Fortaleza, Ceará. Durante o evento, o grupo exibiu o perfil das usuárias do serviço de Fisioterapia Pélvica do HF e dados coletados durante a aplicação do programa.Na semana passada, o projeto foi aprovado mais uma vez por edital público para o Programa de Bolsas de Extensão da UFCSPA (2015-2016), ficando classificado em segundo lugar.

Créditos: Graziella Silva