Nesta terça-feira (24), foi realizada a primeira reunião dos Comitês de Custos Gerenciais da área assistencial do Grupo Hospitalar Conceição, na sala de conferências do Centro Administrativo. Segundo o gerente financeiro do GHC, Leandro Barcelos, o objetivo dos comitês é otimizar e racionalizar despesas por meio da qualificação do planejamento da aquisição e do uso de materiais, tecnologias e insumo, garantindo a eficiência organizacional, a sustentabilidade e a continuidade dos serviços.
Para o diretor administrativo e financeiro do GHC, Gilberto Barichello, a decisão busca criar uma conscientização coletiva para o controle de custos e envolver os trabalhadores neste processo. No primeiro encontro, foram apresentados os objetivos, a composição, o funcionamento e o cronograma de atividades dos comitês e também um treinamento para acompanhar os custos e consumos no sistema administrativo.
O comitê é composto por integrantes escolhidos pelas gerências das áreas assistenciais dos quatros hospitais do GHC, o Hospital Conceição, Hospital da Criança Conceição, Hospital Cristo Redentor e Hospital Fêmina. As equipes são multidisciplinares e serão responsáveis por rediscutir processos de trabalho e avaliar eventuais desperdícios, com o intuito de reduzir gastos mantendo a qualidade no atendimento.
Os encontros serão quinzenais e a próxima reunião coletiva está marcada para dia 9 de dezembro, quando deverão ser apresentados planos de trabalho internos. A ideia é que a discussão coletiva dos relatórios de consumo proporcione uma troca entre os comitês e que experiências exitosas de uma gerência possam inspirar o trabalho de outras.
Créditos: Giovanni Andrade