Uma iniciativa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) mobilizou trabalhadores e gestores do GHC, usuários e representantes de órgãos de saúde, na manhã desta sexta-feira, 29 de janeiro, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. A diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, e o diretor administrativo e financeiro, Gilberto Barichello, estiveram presentes na atividade, que incluiu distribuição de material informativo, mutirão de limpeza e inspeção para evitar focos de acúmulo de água no terreno da UPA Moacyr Scliar, em frente ao Hospital Conceição e na Unidade de Saúde Conceição.
Acompanhados pelo boneco Mosquitão, da Secretaria Estadual da Saúde, que chamou a atenção de crianças e pessoas de todas as idades, o grupo também entregou material informativo e conversou com pedestres no Terminal Triângulo da Zona Norte e no comércio local. A participação do boneco contou com a colaboração da Liga da Alegria do GHC.
De acordo com a diretora-superintendente do GHC, Sandra Fagundes, a ação integra uma mobilização nacional, convocada pelo Governo Federal, que, nesta sexta-feira, promove faxinas e mutirões em órgãos públicos de todo o país. “Hoje, simbolicamente, o GHC chamou os trabalhadores, colaboradores, voluntários, parceiros e sindicatos, e todos prontamente apoiaram essa iniciativa para atuar em um problema que atinge a população. A informação e o trabalho de eliminação dos focos do mosquito são as principais ferramentas para combater o Aedes aegypti e evitar uma epidemia destas doenças no Estado”, afirmou a dirigente. Ela ressaltou que o objetivo é, pelo exemplo, estimular os profissionais e usuários dos serviços a reproduzir as medidas de prevenção em suas residências.
Não dê chance ao Zika
No Terminal Triângulo, o vendedor ambulante Gérson Colvero, morador do bairro Rubem Berta, recebeu o material informativo e aproveitou para citar os cuidados que tem para combater o mosquito. “Na minha casa eu cuido para não ter água parada e também fico de olho nos vizinhos para que ninguém coloque lixo no pátio”, frisou. O usuário Paulo Goulart, do Conselho Gestor do GHC, participou da atividade em frente ao hospital. “Essa é uma ação muito importante, pois temos que chamar as comunidades para a responsabilidade em combater o mosquito transmissor. Nós temos a obrigação de colocar em práticas as medidas de prevenção, principalmente com a limpeza na nossa casa ou e apartamento”, disse.
A agente comunitária de saúde Loraci da Rosa Paz, que atua na Unidade de Saúde Conceição, enfatizou o apoio dos moradores durante as visitas às residências localizadas na microrregião do bairro Cristo Redentor. “Conversamos muito com os moradores e temos tido uma excelente aceitação sobre os cuidados com as doenças, principalmente a dengue e o zika. A maioria das pessoas está tomando as medidas de combate ao mosquito, mas ainda é necessário termos uma preocupação maior com os terrenos baldios e acúmulos de lixo”, alertou.
A iniciativa promovida pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) nesta sexta-feira integra a campanha nacional do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. O plano envolve 19 órgãos e instituições federais e é dividido em três eixos de ação: Mobilização e Combate ao Mosquito; Atendimento às Pessoas; e Desenvolvimento Tecnológico, Educação e Pesquisa. As medidas emergenciais estão sendo colocadas em prática para intensificar o combate ao mosquito, em uma grande mobilização nacional do governo federal em parceria com estados e municípios.
Também participaram da atividade alunos do Projeto Jovem Aprendiz, representantes do Centro Social Marista, do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), voluntárias do Grupo da Mama Conceição e presidentes de associações de moradores.
Ações continuadas
O GHC publicou, nesta sexta-feira, a portaria de criação do Grupo de Trabalho (GT), composto por trabalhadores, usuários e instituições de saúde, que terão a tarefa de planejar e coordenar ações continuadas de combate ao mosquito e prevenção de doenças.
O site institucional ganhou também um espaço especial que reúne uma série de informações para o combate ao mosquito, dicas de prevenção e os sintomas das doenças dengue, febre chikungunya e do zika vírus.
O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e da Criança Conceição (NHE/HNSC-HCC) disponibiliza capacitações para funcionários da área assistencial da saúde. As atividades de formação para os trabalhadores têm como objetivo explicar o surgimento dessas doenças no mundo e no Brasil, assim como expor a situação atual, apresentar os aspectos clínicos, como o que fazer em casos de pacientes com suspeitas, e a vigilância epidemiológica.
Créditos: Lisandro Paim (Texto). Mariana Ribeiro (Fotos).