O Comitê Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos do Grupo Hospitalar Conceição (PAA/GHC), representado por Elisandro Rodrigues, Richard Gomes e Vera Beatriz Soares da Cruz, esteve presente nessa quarta-feira, 3 de fevereiro, na reunião extraordinária do Fórum de Agricultura Familiar do Sul, realizada com membros do colegiado territorial da região. O encontro, que faz parte da ação ‘Territórios em Foco’, ocorreu nas instalações do Centro de Capacitação de Agricultores Familiares (Cecaf), na Estação Experimental Cascata da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas. A atividade contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, do secretário de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), Humberto de Oliveira, e do delegado regional do MDA/RS, Marco Carlos Regelin.
O ministro Patrus Ananias participou do evento a fim de aproximar ainda mais as políticas públicas das comunidades rurais e conhecer o trabalho desenvolvido na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Em sua fala, destacou a importância e o testemunho do GHC na política e no processo de compra de produtos da agricultura familiar e, em especial, da agricultura quilombola. O secretario da SDT/MDA salientou a importância do GHC em estar no programa de aquisição de alimentos.
Durante o evento, integrantes do Comitê Gestor do PAA/GHC acompanharam a reunião com os agricultores quilombolas da cooperativa estadual Terra de Quilombo, da Federação Quilombola e da Emater UCP Pelotas.
A experiência do GHC em números
-15 cooperativas envolvidas.
-Aquisição de produtos da agricultura: 1.680 toneladas.
-Aquisição de produtos laticínios: 18.663.636 litros.
-Aquisição de carnes: 185 toneladas.
-Valor já investido: R$ 10,7 milhões.
-Três chamadas públicas em processo de compra, no valor de R$ 5 milhões.
-Cerca de 500 famílias de agricultores familiares beneficiadas.
-Ação de fomento a agricultura familiar quilombola vai beneficiar 61 comunidades no Rio Grande do Sul.