O Hospital Conceição é o primeiro estabelecimento de saúde de Porto Alegre a aderir ao programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Com o objetivo de qualificar e ampliar o programa também ao Hospital Cristo Redentor (HCR), a diretora superintendente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Sandra Fagundes, reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 12 de maio, com representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RS) da 4ª Região, juíza Luciana Caringi Xavier, e do Ministério Público do Trabalho, procurador Rogério Fleischmann. Participaram do encontro o gerente de internação do HCR, Walter Broock, a coordenadora do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Porto Alegre, Fabiana Suprinyak e a médica Jacqueline Elbern.
Após a apresentação do projeto Fluxo de Informações, que integra o programa Trabalho Seguro, o GHC planejou com os órgãos de justiça o fluxo dos dados e o contato com as equipes do HCR para acompanhamento do processo de trabalho e capacitação.
“Essa parceria do GHC junto ao TRT e MPT possibilita reforçar no Hospital Cristo Redentor o registro e comunicação das informações referentes aos casos de acidentes de trabalho dos funcionários, com capacitação das equipes da emergência e do acolhimento, verificando também as medidas de prevenção necessárias”, salientou a diretora superintendente Sandra Fagundes.
A juíza do Trabalho Luciana Caringi Xavier, integrante da Comissão de Direitos Humanos do TRT-RS, destacou a disposição do GHC em colaborar com o projeto Fluxo de Informações: “O Grupo Hospitalar Conceição tem sido um grande parceiro nessa iniciativa, sempre aberto a encontrar a melhor solução para que o sistema funcione. O Hospital Cristo Redentor e o Hospital de Pronto Socorro, que prestam pronto-atendimento em traumatologia pelo SUS em Porto Alegre, podem atuar na transmissão dessas informações para os demais órgãos públicos que atuam no Programa Trabalho Seguro”, afirma.
Prevenção de Acidentes
O Programa Trabalho Seguro – Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho visa promover a articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e aproximar-se aos atores da sociedade civil, tais como empregados, empregadores, sindicatos, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), instituições de pesquisa e ensino, promovendo a conscientização da importância do tema e contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho.
Créditos: Lisandro Paim