Dois eventos para pacientes do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ocorreram nesta sexta, 24 de junho, em clima de Festa de São João. Às 13h30min, a comemoração iniciou no Cento de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS-AD III), com objetivo de promover um momento de confraternização aos pacientes num ambiente sem vulnerabilidade para consumo de álcool e outras drogas.
Além de se divertirem, os usuários do CAPS AD III participaram, voluntariamente, da organização dos festejos por meio das oficinas de artesanato que ocorrem durante todo o ano. Os últimos trabalhos resultaram nos enfeites da decoração da festa junina, na qual funcionários do GHC e pacientes, juntos, interagiram nas brincadeiras típicas, como a dança das cadeiras e a pescaria.
Ter a integração com divertimento, sem o uso de álcool e outras drogas, é um dos recursos terapêuticos do CAPS-AD III. “A gente quer mostrar que o tratamento não é só uso de medicamento, é também o convívio e a interação social saudável”, destaca a assistente social do CAPS-AD III Janaina Ricardo.
Animação também na UPA
Na observação pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, que possui quatro leitos, a animação ficou por conta da Liga da Alegria – grupo de voluntários composto por funcionários do GHC -, que levou as brincadeiras de atirar argola e a pescaria e também distribuiu presentes arrecadados por trabalhadores do Grupo Conceição para as crianças, que aproveitaram o momento lúdico. “Descontração contribui para o tratamento, trazendo momentos de alegria às crianças”, explica a gerente da UPA Moacyr Scliar, Fernanda Zanoto Kraemer.
Créditos: Diogo Zanella.