Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
03.08.2016 QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO

GHC começa reforma para melhorias do Centro Obstétrico do Hospital Conceição

Obras para implementação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) qualificarão o atendimento às gestantes no hospital
files/img.ptg.2.1.01.9099.jpg
Salas PPP qualificam o atendimento.

A assistência a mais de quatro mil partos por ano garante ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) a condição de uma das maiores maternidades no Rio Grande do Sul. Para qualificar o atendimento prestado, a estrutura do Centro Obstétrico passará por uma reforma a partir deste mês de agosto, com o objetivo de adequar os ambientes às mudanças no modelo de atenção previstas pela Rede Cegonha, do Ministério da Saúde.

A reestruturação prevê a instalação de salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto) que oportunizem a privacidade e o conforto da mulher e do acompanhante de sua escolha durante todo o trabalho de parto e o parto. “Hoje em dia temos um pré-parto coletivo, em que, para proporcionarmos a privacidade e a participação dos acompanhantes, temos que utilizar biombos. Após a reforma, teremos salas individualizadas, com banheiro e espaço para a deambulação, disponibilizando privacidade e conforto para as pacientes e familiares e melhores condições de trabalho para a equipe de profissionais”, explica o coordenador da Rede Cegonha no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Paulo Sérgio Mário. “O Ministério da Saúde tem proposto essas mudanças com salas PPP, assim vamos poder melhorar a ambiência das maternidades”, afirma Mário.

Além disso, a coordenadora da Linha de Cuidado Mãe-Bebê do Hospital Conceição, Lisete Ambrosi, conta que a melhora favorece a implementação das boas práticas assistenciais, cientificamente comprovadas, como a promoção do parto fisiológico, manejo não farmacológico do trabalho de parto, posições de escolha da mulher para o parto, contato pele a pele entre mãe e bebê imediato e contínuo após o nascimento e o incentivo à amamentação na primeira hora de vida. Também permite que a mãe, o bebê e o acompanhante permaneçam juntos após o nascimento. Medidas essas que garantem a humanização do atendimento.

O GHC vai investir cerca de R$ 5 milhões na obra de modificação do Centro Obstétrico do HNSC, com recursos do Plano de Investimentos (PI) do ano de 2016 da instituição.

Atendimento não será interrompido

Durante a reforma de remodelação do Centro Obstétrico do Hospital Conceição, o atendimento não será interrompido. Os trabalhos exigirão, no entanto, a mudança de local de funcionamento. Enquanto durarem as obras, previstas em seis meses, o setor, que funciona no segundo andar do hospital, atenderá em uma área menor do primeiro andar. Essa mudança de área começa no próximo dia 10 e, assim que o setor original estiver vazio, terá início a reforma.

Enquanto ocorrer a obra, serão atendidas as pacientes encaminhadas pelos postos de saúde de Porto Alegre, localizados na Região Norte-Eixo Baltazar, que são referência para a maternidade do Conceição. As demais pacientes devem se dirigir a outras maternidades.

Pactuação com a rede

Conforme destaca o coordenador da Linha de Cuidado Mãe-Bebê, Cláudio Campello, é a primeira vez nos 50 anos de existência da maternidade que uma reforma como essa é feita no local. “É uma necessidade para atender melhor às usuárias”, afirmou ele. Campello lembra também que a realização desse trabalho está sendo organizada e pactuada com os gestores da Saúde há mais de um ano. “As tratativas com a rede vêm ocorrendo ao longo dos meses. Já conversamos com a Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, gestores das outras cinco maternidades da Capital – Hospital Fêmina, Hospital de Clínicas, Santa Casa, Hospital da PUC e Hospital Presidente Vargas -, bem como de maternidades da Região Metropolitana”, contou.

Após a reforma, o Centro Obstétrico do Hospital Conceição voltará a atender normalmente, realizando cerca de 385 partos por mês.

Créditos: Andréa Araujo e Débora Escobar.