A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Grupo Hospitalar Conceição (Cihdott/GHC) tem novo coordenador, trata-se do médico emergencista do Hospital Conceição Lúcio de Almeida Dornelles, que assumiu o posto neste mês de agosto.
Segundo Dornelles, a principal meta de sua gestão é qualificar o contato com médicos das emergências e das Unidades de Terapia Intensiva (UTI). “Nós queremos melhorar a interação da Cihdott com os profissionais e possibilitar um treinamento mais apropriado para que eles saibam como manter os órgãos e o corpo do doador de uma forma adequada e, assim, elevar a possibilidade de captação de órgãos e tecidos”, afirma.
Dornelles destaca que um dos objetivos da nova gestão da Cihdott é melhorar ainda o fluxo de recebimento de informações de pacientes que têm possibilidade de entrar em morte encefálica. “Vamos trabalhar junto com a equipe de Informática na construção de uma forma melhor de sermos avisados sobre os pacientes de qualquer unidade do Grupo”, conta ele.
Os responsáveis pela Cihdott nos hospitais do GHC seguem os mesmos. No Hospital Cristo Redentor, Alex Pires, nos hospitais Conceição e Criança Conceição, Glacy Piccinini. Dornelles comenta que a intenção é uma nova equipe seja instituída no Hospital Fêmina (HF). “Queremos também dar uma atenção especial para a Unidade de Pronto Atendimento”, finaliza.
A Cihdott promove campanhas internas e externas para incentivar a doação de órgãos. Durante o ano, são realizados ciclos de palestras com o objetivo de capacitar os trabalhadores das mais diversas áreas referentes ao tema.
Créditos: Graziella Silva.