A equipe de Fisioterapia do Hospital Conceição apresentou o estudo intitulado “Atuação do Fisioterapeuta em uma Unidade de Emergência de um Hospital Público de Porto Alegre”, no 5º Congresso Brasileiro de Medicina de Emergência Adulta e Pediátrica. O estudo reuniu registros assistenciais do mês de maio deste ano. O evento ocorreu na PUC-RS, entre os dias 20 e 23 de setembro.
O trabalho foi desenvolvido pelos fisioterapeutas Débora Schmidt, Taís Pereira, Marivânia Olga Stedile, Leonardo Gasperini e Fabiano Pinheiro de Lemos Masson e contou com a participação de Juliana Nascimento, da Residência Integrada em Saúde com ênfase em Atenção ao Paciente Crítico.
A pesquisa, que buscou descrever o perfil dos pacientes atendidos pela equipe de Fisioterapia na Emergência do HNSC, concluiu que a assistência fisioterapêutica está focada em pacientes mais graves internados nas salas vermelha e laranja da emergência, com atuação prioritária voltada ao manejo de distúrbios ventilatórios, principalmente relacionados ao acúmulo de secreção respiratória e inabilidade de proteção das vias aéreas. Para tanto, utilizam especialmente técnicas de fisioterapia respiratória convencional.
Para a fisioterapeuta Débora Schmidt, a participação dos fisioterapeutas da Emergência do HNSC no congresso foi importante para aprimorar conhecimentos na área da urgência e emergência. “Tivemos a oportunidade de participar de forma ativa no evento. A fisioterapeuta Marivânia Stedile moderou uma mesa sobre ventilação mecânica, e eu ministrei um curso pré-congresso sobre ventilação mecânica não invasiva na Emergência”, explicou Débora.
Créditos: Graziella Silva.