Grupo Hospitalar Conceição ancora
logo
instagram facebook twitter youtube uptodate linkedin
30.01.2017 TECNOLOGIA

Grupo Hospitalar Conceição fará parte de sistema de telecomunicação integrado do RS via aplicativo

Ferramenta permitirá acesso a informações de pacientes vítimas de AVC entre hospitais de Porto Alegre e do interior, agilizando atendimento
files/img.ptg.2.1.01.9824.jpg
Imagens do aplicativo nas diferentes funções.

As secretarias municipal e estadual da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e unidades de atendimento do SUS, entre elas os hospitais Conceição e Cristo Redentor, estão desenvolvendo um projeto de regulação da rede de Acidente Vascular Cerebral (AVC) para interligar, por meio de aplicativo, informações dos pacientes de hospitais da capital e do interior, viabilizando um sistema de telecomunicação integrado no Estado.

O suporte ao diagnóstico será possível com as informações dos prontuários eletrônicos dos hospitais que, hospedadas num servidor em nuvem, poderão ser acessadas pela ferramenta Join – nome do aplicativo de comunicação para profissionais de saúde. No caso dos hospitais Conceição e Cristo Redentor, por exemplo, quando um paciente vítima de AVC é atendido, a tomografia é simultaneamente armazenada no mesmo servidor em nuvem utilizado pelo Join, para compartilhar, com o conjunto de hospitais que farão parte do projeto no Estado, as imagens geradas. Assim, quando um paciente for transferido, os profissionais de saúde terão acesso às informações e às imagens antes da chegada do paciente.

O Join contará, além das imagens de tomografias via streaming e do protocolo médico, com um chat em tempo real, acompanhamento da localização e deslocamento de ambulâncias – como os aplicativos de GPS. Com a tecnologia, o atendimento fica mais rápido e eficiente, uma vez que o profissional terá acesso imediato ao diagnóstico completo, antes da chegada do paciente, e, durante o trajeto entre um hospital e outro num caso de transferência, o aplicativo permite conexão com as ambulâncias para obter troca de informações precisas.

O sistema está em fase de teste e tem previsão de início de funcionamento neste mês de fevereiro.

Segundo a coordenadora do SAMU de Porto Alegre, Geraldine Ribeiro Barcelos, em 2016, o Hospital Conceição foi o que mais recebeu pacientes com AVC, encaminhados pelo SAMU, candidatos a tratamento agudo (trombólise).




Créditos: Diogo Zanella