Com o intuito de estudar maneiras de qualificar a informação em Saúde no Brasil e testar uma metodologia de financiamento hospitalar utilizada em diversos países denominada DRG (Grupo de Diagnósticos Relacionados), representantes do Ministério da Saúde e de uma comitiva da Dinamarca visitaram o Hospital Conceição, na tarde desse sábado, 4 de fevereiro. Eles estavam acompanhados de representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre.
Os visitantes foram recebidos pelo diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Mauro Sparta, pelo gerente de Informática, Marco Fisch, e pelo coordenador da Gerência Financeira, José Rizzotto. Na delegação brasileira, estavam Thiago Guedes de Brito Berteli, do Núcleo de Informação de Atenção à Saúde, e Selma Sollero, responsável pela cooperação com a Europa na Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde. Já a delegação dinamarquesa estava composta por Poul Erik Hansen, assessor executivo da Unidade DRG na Autoridade Nacional Dinamarquesa de Dados de Saúde, Malene Kristensen, chefe do Programa de Dados de Saúde do Statens Serum Institut, Hans Juul Hedegaard, chefe de seção do Programa de Dados de Saúde do Ministério da Saúde, e Brit Borum Madsen, conselheira na área da Saúde da Embaixada da Dinamarca.
Durante a reunião, a DRG foi apresentada. Trata-se de uma metodologia sofisticada de gerenciamento de custos e da qualidade assistencial, que permite a elaboração de pacotes – clínicos e cirúrgicos – para a comercialização de serviços hospitalares, tendo como base informações coletadas a partir da internação. Tem como substrato a metodologia DRG – Diagnosis Related Groups (Grupos de Diagnósticos Relacionados), concebida em Yale e, há anos, em uso por governos, hospitais e operadoras em países da América do Norte, de toda a Europa ocidental, da África (África do Sul), da Ásia e da Oceania.
“Viemos buscar a experiência em TI do GHC”, disse Poul Erik Hansen, da comitiva dinamarquesa, especialista em governança de dados em Saúde. A delegação também buscou conhecer sobre o modelo de gestão financeira da instituição gaúcha. Os visitantes se surpreenderam com o domínio dos dados e indicadores aplicados no GHC, bem como com o envolvimento das pessoas.
O diretor técnico do GHC, Mauro Sparta, por sua vez, disse aproveitar o encontro para iniciar um processo de cooperação com os gestores da Saúde da Dinamarca. “O GHC quer ser um parceiro internacional do país europeu”, afirmou. Sparta também fez um relato sobre a situação da Emergência do Hospital Conceição, onde conduziu as delegações para uma visita, finalizando o encontro.
Créditos: Andréa Araujo e Ocimar Pereira.