Grupo Hospitalar Conceição
Atendimento em Emergência

A emergência do Hospital Cristo Redentor é conhecida como o Pronto-Socorro da Zona Norte de Porto Alegre e atende somente pelo SUS. Presta atendimento imediato de atenção a traumas, conforme classificação de risco, que preconizará o tempo de espera para cada atendimento. Atende vítimas de acidentes de trânsito, acidentes domésticos, quedas, queimaduras e agressões. O hospital busca responder às políticas públicas, atuando nos níveis de assistência de média e alta complexidade, sendo referência estadual nas especialidades de traumatologia e neurocirurgia, com demanda em atendimentos a grandes queimados.

Nosso serviço zela pelo conforto, higiene e bem-estar do usuário. A limpeza é feita em horários e frequências necessárias; possuímos climatização central, sala de espera, salas de atendimento conforme gravidade (todas devidamente identificadas para melhor visualização do paciente e acompanhante). Além disso, a emergência está localizada no andar térreo, possui entrada exclusiva para ambulância e elevador para deslocamento para os andares superiores, respeitando o direito de acessibilidade do cidadão.

Como acessar a Emergência
Na chegada à emergência, o usuário deve apresentar-se ao balcão de pré-cadastro para abertura de ficha de atendimento e logo após aguardar para ser chamado pela classificação de risco.

Documentos necessários para atendimento
» Carteira de Identidade e/ou Carteira de Habilitação;
» Certidão de Nascimento para menores de idade;
» Cartão SUS.

Horário de funcionamento
» Presta atendimento 24 horas por dia

Contato: (51) 3357-4130
Localização: Rua Domingos Rubbo, nº 20, andar térreo

Prioridade no atendimento
Todos os usuários que chegam à Emergência passam por uma classificação de risco, com base no Protocolo de Manchester, realizada por um enfermeiro classificador. O protocolo define, a partir de critérios pré-estabelecidos, a prioridade de atendimento é pela gravidade de cada usuário. Em situações que não caracterizem emergência, ou seja, que não exigem atendimento imediato, ou urgências com fluxos não prioritários, os usuários podem ser orientados a procurar as Unidades Básicas de Saúde ou Unidades de Pronto Atendimento de sua região. Cada paciente passa por um enfermeiro classificador e, de acordo com sua queixa e gravidade, recebe uma pulseira com indicativo de cores. A cor determina o tempo de espera máximo de espera para atendimento médico:

Previsão de tempo de espera para o atendimento¹
» Vermelho: atendimento imediato;
» Laranja: atendimento em até 10 minutos;
» Amarelo: atendimento em até 60 minutos;
» Verde: atendimento em até 120 minutos;
» Azul: atendimento em até 240 minutos.
¹ Escala de tempo preconizados pelo Protocolo de Manchester e podem sofrer alterações para mais ou para menos conforme demanda do serviço.

Previsão do prazo máximo para a prestação do serviço
O usuário que está em atendimento no Serviço de Emergência realiza todos os exames prioritários de forma imediata, de acordo com a sua gravidade (inclusive exames de imagem). Quanto aos exames laboratoriais e radiológicos, é necessário aguardar a liberação dos resultados via Sistema de Informações do GHC, que toma de 4 a 6 horas. São exceções exames que fazem parte de protocolos vinculados à Linha do AVC e infarto, que exigem tempo de resposta pré-definidos.

Informações aos pacientes internados e familiares
O tratamento dispensado na emergência está focado na estabilização clínica do paciente, prestado por equipe multiprofissional, com encaminhamento de acordo com os desfechos como alta, com ou sem continuidade de tratamento em outro local, internação em leito no próprio hospital, encaminhamento ao Bloco Cirúrgico, UTI ou transferência para outra instituição.

Todo usuário internado na emergência é avaliado diariamente pela equipe multidisciplinar, cabendo ao profissional médico transmitir as informações a ele bem como a seus familiares, conforme rotina de cada especialidade. As informações acerca dos pacientes em observação na emergência serão fornecidas pelo plantonista de cada especialidade (evolução, resultados de exames, hipóteses diagnósticas, entre outros).

Horários de Visitas
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Outras informações importantes
Nas situações em que o sistema informatizado se torna indisponível, procedemos com o atendimento em boletim manual, nos casos em que são identificados riscos elevados, o usuário é encaminhado imediatamente para o atendimento médico, que prescreverá as condutas necessárias (procedimento de urgência, medicamentos, etc.) também de forma manual, até o retorno do sistema. Aos pacientes, classificados com menor gravidade, são distribuídas senhas de atendimento, de acordo com a chegada ao serviço, para atualização do atendimento após retorno do serviço informatizado.

Mecanismos de comunicação com o usuário
Caso o cidadão precise de informações poderá recorrer ao guichê de atendimento ou diretamente com integrantes da equipe da Emergência. O local também possui cartazes informativos e conta com uma caixa de manifestação do serviço de Ouvidoria do GHC.

Caso queira se manifestar sobre o serviço prestado
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Fluxograma do Serviço