Grupo Hospitalar Conceição
Consultório na Rua

É um Serviço que integra a Rede de Atenção Psicossocial, formado por equipe multiprofissional que lida com os diferentes problemas e necessidades de saúde da população adulta em situação de rua, da zona norte de Porto Alegre.

II. Requisitos e documentos necessários para acessar o serviço
O critério para acesso ao nosso serviço é a pessoa (ou grupo) estar em situação de rua na zona norte de Porto Alegre e aceitar o acompanhamento. A inexistência de documentação não impede o acompanhamento inicial.

III. Etapas para o processamento do serviço:
As atividades do CR-GHC se dão por busca ativa de usuários com necessidades de saúde, incluindo a busca ativa e atenção aos usuários de álcool e drogas, desempenhando suas atividades in loco, de forma itinerante, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas às Unidades de Saúde, aos CAPS, aos serviços de Urgência e Emergência e a outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário. Não são realizados atendimentos de urgência e emergência. Nesses casos deve-se solicitar serviço da SAMU.

IV. Prazo para prestação dos serviços
O atendimento é prestado semanalmente, em diferentes territórios na zona norte de Porto Alegre, de acordo a demanda do usuário. Os serviços dependem dos fluxos e dos processos em rede.

V. Tempo de espera para atendimento
As visitas, em cada área da zona norte de Porto Alegre, são realizadas semanalmente ou de acordo com necessidade de atendimento previamente combinado.

VI. Formas e mecanismos de comunicação com o solicitante do serviço
O contato com os usuários se realiza através de abordagens individuais e/ou coletivas em diferentes territórios da zona norte de Porto Alegre a partir do vínculo estabelecido. A equipe vai ao encontro dos usuários na rua. Contato telefônico e busca ativa programada também são realizados. Demanda espontânea do usuário ao serviço.

VII. Procedimentos para receber, atender, gerir e responder às sugestões e reclamações
Em todos os serviços, os usuários podem encaminhar email ao Assistente de Coordenação ou buscar contato no serviço sempre que julgarem necessário. Sugestão, reclamação, elogio, denúncia ou outra solicitação poderão ser através da Ouvidoria do GHC (0800 642 1300).

VIII. Formas e mecanismos de comunicação com o usuário
Contato é feito diretamente com a equipe durante as abordagens ou por telefone. As consultas programadas na rede de saúde e/ou intersetorial dependem dos demais serviços onde o Consultório na Rua estabelece intermediações necessárias para inserção do usuário nessa rede.

IX. Mecanismo de consulta, por parte dos usuários, acerca das etapas, presentes e futuras, esperadas para a realização do serviço solicitado, inclusive estimativa de prazos.
O planejamento de fluxos e rotinas são realizados anualmente através de pesquisas, coleta de dados, acompanhamento, monitoramento e análise do banco de dados do serviço. .

X. Tratamento dispensado aos usuários quando do atendimento
Em todos os serviços os atendimentos prestados pelas equipes multiprofissionais primam por um cuidado humanizado, centrado na pessoa, visando à integralidade e à equidade da atenção à saúde do indivíduo e sua família na busca da resolução dos seus problemas, de acordo com o PTS estabelecido e pactuado com usuário e cuidadores.

XI. Elementos básicos para o sistema de sinalização visual das unidades
A identificação do serviço está sinalizada externamente. Murais e sinalização de entradas e saídas ocupam espaços estratégicos de cada um das instalações. Todos os profissionais trabalham identificados com crachá institucional e colete de identificação. Para abordagem na rua utilizam veículos com placa de identificação do Grupo Hospitalar Conceição.

XII. Acessibilidade, limpeza e conforto
Nos serviços de saúde as instalações buscam estar de acordo com as condições sanitárias e de conforto indicadas nas Normas de Segurança e Saúde no Trabalho, com disciplina os preceitos de higiene e de conforto especialmente no que se refere as salas de atendimento e acolhimento, recepção, instalações sanitárias (incluindo banheiro para pessoa com necessidades especiais ou cadeirantes e chuveiro pra eventuais necessidades). Para oferecer conforto, integridade e segurança, estão contemplados: serviço de higienização diário, no mínimo duas vezes ao dia; bebedouro; boa iluminação; separação adequada de resíduos.

XIII. Procedimentos alternativos para atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Não se aplica (lançamento no sistema informatizado não é realizado na hora do atendimento).

Outras Informações Importantes
» Com o objetivo da formação em serviço para qualificar profissionais da saúde para atender às necessidades do SUS, conforme as realidades locais e regionais, todos os serviços da GSC acolhem estudantes dos Programas Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde que são acompanhados por preceptores, orientadores de campo e pelas equipes de saúde dos cenários de prática dos Programas de Residência.
» De acordo com as diretrizes e o Plano Anual para Formação do GHC, os trabalhadores recebem incentivo e liberações à promoção interna de atividades para formação, nas equipes de trabalho e/ou no incentivo individual para atividades externas conforme a disponibilidade de recursos e hierarquização de prioridades definidas pela Diretoria.

UNIDADE CONSULTÓRIO DE RUA
Consultório de Rua (51) 3340 1239
Rua Alfred Sehbe, 45 Bairro Vila Ipiranga - Porto Alegre - RS CEP: 91360-340 / consutrua@ghc.com.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira das 08:00 às 18:00 hs

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